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Enem 2019. A bula de um antibiótico infantil, fabricado na forma de xarope, recomenda que sejam ministrados, diariamente, no máximo 500 mg desse medicamento para cada quilograma de massa do paciente. Um pediatra prescreveu a dosagem máxima desse antibiótico para ser ministrada diariamente a uma criança de 20 kg pelo período de 5 dias. Esse medicamento pode ser comprado em frascos de 10 mL, 50 mL, 100 mL, 250 mL e 500 mL. Os pais dessa criança decidiram comprar a quantidade exata de medicamento que precisará ser ministrada no tratamento, evitando a sobra de medicamento. Considere que 1 g desse medicamento ocupe um volume de 1 cm3.
A capacidade do frasco, em mililitro, que esses pais deverão comprar é
A 10.
B 50.
C 100.
D 250.
E 500
Solução:
A dosagem prescrita é a máxima: 500mg por dia para cada Kg de massa do paciente.
A criança pesa 20 kg. Assim a dosagem é de 20*500=10000mg=10g por dia.
Em 5 dias a dosagem total será de 5*10g=50g.
Resposta: Alternativa B.
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Enem 2018 O salto ornamental é um esporte em que cada competidor realiza seis saltos. A nota em cada salto é calculada pela soma das notas dos juízes, multiplicada pela nota de partida (o grau de dificuldade de cada salto). Fica em primeiro lugar o atleta que obtiver a maior soma das seis notas recebidas.
O atleta 10 irá realizar o último salto da final. Ele observa no Quadro 1, antes de executar o salto, o recorte do quadro parcial de notas com a sua classificação e a dos três primeiros lugares atê aquele momento.
Ele precisa decidir com seu treinador qual salto deverá realizar. Os dados dos possíveis tipos de salto estão no Quadro 2.
O atleta optará pelo salto com a maior probabilidade de obter a nota estimada, de maneira que lhe permita alcançar o primeiro lugar.
Considerando essas condições, o salto que o atleta deverá escolher é o de tipo
a) T1.
b) T2.
c) T3.
d) T4.
e) T5.
Solução:
O atleta liderando no momento possui nota 829 (Quadro 1). Então o atleta 10 precisa de mais de 141,8 pontos (829-687,2) para vencer.
Cada salto disponível oferece a possibilidade dos seguintes pontos:
T1: 2,2.57=125 pontos
T2: 2,4.58=139 pontos
T3: 2,6.55=143 pontos
T4: 2,8.50=140 pontos
T5: 3.53=159 pontos
Assim, apenas os saltos T3 e T5 dão ao atleta 10 a chance de vitória. Como o salto T3 tem uma probabilidade maior de obter a nota (Quadro 2), essa deve ser a escolha do atleta.
Considerando essas condições, o salto que o atleta deverá escolher é o de tipo
a) T1.
b) T2.
c) T3.
d) T4.
e) T5.
Solução:
O atleta liderando no momento possui nota 829 (Quadro 1). Então o atleta 10 precisa de mais de 141,8 pontos (829-687,2) para vencer.
Cada salto disponível oferece a possibilidade dos seguintes pontos:
T1: 2,2.57=125 pontos
T2: 2,4.58=139 pontos
T3: 2,6.55=143 pontos
T4: 2,8.50=140 pontos
T5: 3.53=159 pontos
Assim, apenas os saltos T3 e T5 dão ao atleta 10 a chance de vitória. Como o salto T3 tem uma probabilidade maior de obter a nota (Quadro 2), essa deve ser a escolha do atleta.
Resposta: Alternativa c)
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Enem 2018 Durante uma festa de colégio, um grupo de alunos organizou uma rifa. Oitenta alunos faltaram à festa e não participaram da rifa. Entre os que compareceram, alguns compraram três bilhetes, 45 compraram 2 bilhetes, e muitos compraram apenas um. O total de alunos que comprou um único bilhete era 20% do número total de bilhetes vendidos, e o total de bilhetes vendidos excedeu em 33 o número total de alunos do colégio.
Quantos alunos compraram somente um bilhete?
a) 34
b) 42
c) 47
d) 48
e) 79
Solução:
Número de alunos e de bilhetes:
"o total de bilhetes vendidos excedeu em 33 o número total de alunos do colégio":
$x+90+3y=80+x+45+y+33$
$y=34$ alunos compraram 3 bilhetes
"O total de alunos que comprou um único bilhete era 20% do número total de bilhetes vendidos":
$x=0,2.(x+90+3y)$
$x=0,2.(x+90+3.34)$
$5x=x+192$
$x=48$ alunos compraram apenas um bilhete.
Quantos alunos compraram somente um bilhete?
a) 34
b) 42
c) 47
d) 48
e) 79
Solução:
Número de alunos e de bilhetes:
- 80 alunos com 0 bilhete (0 bilhetes);
- x alunos com 1 bilhete (x bilhetes);
- 45 alunos com 2 bilhete (90 bilhetes);
- y alunos com 3 bilhete (3y bilhetes).
"o total de bilhetes vendidos excedeu em 33 o número total de alunos do colégio":
$x+90+3y=80+x+45+y+33$
$y=34$ alunos compraram 3 bilhetes
"O total de alunos que comprou um único bilhete era 20% do número total de bilhetes vendidos":
$x=0,2.(x+90+3y)$
$x=0,2.(x+90+3.34)$
$5x=x+192$
$x=48$ alunos compraram apenas um bilhete.
Resposta: Alternativa d)
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Enem 2018 A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é uma transação financeira de valores entre diferentes bancos. Um economista decide analisar os valores enviados por meio de TEDs entre cinco bancos (1, 2, 3, 4 e 5) durante um mês. Para isso, ele dispõe esses valores em uma matriz A = [aij], em que $1\leq i \leq 5$ e $1 \leq j \leq 5$, e o elemento aij corresponde ao total proveniente das operações feitas via TED, em milhão de real, transferidos do banco i para o banco j durante o mês. Observe que os elementos aij = 0, uma vez que TED é uma transferência entre bancos distintos. Esta é a matriz obtida para essa análise:
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Enem 2018 A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é uma transação financeira de valores entre diferentes bancos. Um economista decide analisar os valores enviados por meio de TEDs entre cinco bancos (1, 2, 3, 4 e 5) durante um mês. Para isso, ele dispõe esses valores em uma matriz A = [aij], em que $1\leq i \leq 5$ e $1 \leq j \leq 5$, e o elemento aij corresponde ao total proveniente das operações feitas via TED, em milhão de real, transferidos do banco i para o banco j durante o mês. Observe que os elementos aij = 0, uma vez que TED é uma transferência entre bancos distintos. Esta é a matriz obtida para essa análise:
Com base nessas informações, o banco que transferiu a maior quantia via TED é o banco
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.
Solução:
"i" corresponde à linha; "j", à coluna. A soma dos elementos de uma linha indica o total transferido a partir do Banco "i". Esses são os totais por linha:
Banco 1: 2+0+2+2=6 milhões
Banco 2: 0+2+1+0=3 milhões
Banco 3: 1+2+1+1=5 milhões
Banco 4: 0+2+2+0=4 milhões
Banco 5: 3+0+1=1=5 milhões
Resposta: Alternativa a)
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Enem 2018 Um edifício tem a numeração dos andares iniciando no térreo (T), e continuando com primeiro, segundo, terceiro, …, até o último andar. Uma criança entrou no elevador e, tocando no painel, seguiu uma sequência de andares, parando, abrindo e fechando a porta em diversos andares. A partir de onde entrou a criança, o elevador subiu sete andares, em seguida desceu dez, desceu mais treze, subiu nove, desceu quatro e parou no quinto andar, finalizando a sequência. Considere que, no trajeto seguido pela criança, o elevador parou uma vez no último andar do edifício.
De acordo com as informações dadas, o último andar do edifício é o
a) 16º
b) 22º
c) 23º
d) 25º
e) 32º
Solução:
A criança inicialmente estava no andar A. Após a sequência de movimentos, o elevador parou no andar 5. Então:
$A+7-10-13+9-4=5$
$A=16$. Ou seja, inicialmente a criança estava no andar 16.
Temos agora que ver qual o andar mais alto pelo qual o elevador passou.
O primeiro movimento do elevador foi subir 7 andares. O elevador chegou no andar $16+7=23$, o andar mais alto até aqui.
Depois o elevador desceu duas vezes, 10 andares e 13 andares, parando no térreo.
Em seguida o elevador subiu 9 andares (chegando no andar 9), e desceu 4 andares (parando no andar 5).
Resposta: Alternativa c)
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Enem 2018 A prefeitura de um pequeno município do interior decide colocar postes para iluminação ao longo de uma estrada retilínea, que inicia em uma praça central e termina numa fazenda na zona rural. Como a praça já possui iluminação, o primeiro poste será colocado a 80 metros da praça, o segundo, a 100 metros, o terceiro, a 120 metros, e assim sucessivamente, mantendo-se sempre uma distância de vinte metros entre os postes, até que o último poste seja colocado a uma distância de 1380 metros da praça.
Se a prefeitura pode pagar, no máximo, 8 000 Reais por poste colocado, o maior valor que poderá gastar com a colocação desses postes é
a) 512 000 Reais.
b) 520 000 Reais.
c) 528 000 Reais.
d) 552 000 Reais.
e) 584 000 Reais.
Solução:
A questão exige conhecimento de Progressão Aritmética.
Vejamos quantos postes serão colocados até uma certa distância da praça, e tentar identificar uma expressão geral para essa quantidade:
80 m: 1 poste;
100 m: 2 postes (1 na posição 80 e 1 na 100);
120 m: 3 postes;
140 m: 4 postes;
160 m: 5 postes;
180 m: 6 postes;
200 m: 2+1.5=7 postes;
300 m: 2+2.5=12 postes;
400 m: 2+3.5=17 postes;
1300 m: 2+12.5=62 postes;
1320 m: 63 postes;
1340 m: 64 postes;
1360 m: 65 postes;
1380 m: 66 postes.
Ao custo de 8000 Reais por poste, o custo total será de 8000*66=528000 Reais
Resposta: Alternativa c)
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Enem 2018 Um artesão possui potes cilíndricos de tinta cujas medidas externas são 4 cm de diâmetro e 6 cm de altura. Ele pretende adquirir caixas organizadoras para armazenar seus potes de tinta, empilhados verticalmente com tampas voltadas para cima, de forma que as caixas possam ser fechadas. No mercado, existem cinco opções de caixas organizadoras, com tampa, em formato de paralelepípedo reto retângulo, vendidas pelo mesmo preço, possuindo as seguintes dimensões internas:
80 m: 1 poste;
100 m: 2 postes (1 na posição 80 e 1 na 100);
120 m: 3 postes;
140 m: 4 postes;
160 m: 5 postes;
180 m: 6 postes;
200 m: 2+1.5=7 postes;
300 m: 2+2.5=12 postes;
400 m: 2+3.5=17 postes;
1300 m: 2+12.5=62 postes;
1320 m: 63 postes;
1340 m: 64 postes;
1360 m: 65 postes;
1380 m: 66 postes.
Ao custo de 8000 Reais por poste, o custo total será de 8000*66=528000 Reais
Resposta: Alternativa c)
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Enem 2018 Um artesão possui potes cilíndricos de tinta cujas medidas externas são 4 cm de diâmetro e 6 cm de altura. Ele pretende adquirir caixas organizadoras para armazenar seus potes de tinta, empilhados verticalmente com tampas voltadas para cima, de forma que as caixas possam ser fechadas. No mercado, existem cinco opções de caixas organizadoras, com tampa, em formato de paralelepípedo reto retângulo, vendidas pelo mesmo preço, possuindo as seguintes dimensões internas:
Qual desses modelos o artesão deve adquirir para conseguir armazenar o maior número de potes por caixa?
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V
Solução:
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V
Solução:
Vamos calcular quantos potes cabem em cada modelo de caixa:
Caixa I: 2 potes pelo comprimento; 2 pela largura; 6 pela altura. Total: 24 potes (2.2.6).
Caixa II: 2 potes pelo comprimento; 5 pela largura; 2 pela altura. Total: 20 potes (2.5.2).
Caixa III: 4 potes pelo comprimento; 1 pela largura; 5 pela altura. Total: 20 potes (4.1.5).
Caixa IV: 5 potes pelo comprimento; 3 pela largura; 2 pela altura. Total: 30 potes (5.3.2).
Caixa V: 6 potes pelo comprimento; 2 pela largura; 2 pela altura. Total: 24 potes (6.2.2).
Resposta: Alternativa d)
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Enem 2018 Na teoria das eleições, o Método de Borda sugere que, em vez de escolher um candidato, cada juiz deve criar um ranking de sua preferência para os concorrentes (isto é, criar uma lista com a ordem de classificação dos concorrentes). A este ranking é associada uma pontuação: um ponto para o último colocado no ranking, dois pontos para o penúltimo, três para o antepenúltimo, e assim sucessivamente. Ao final, soma-se a pontuação atribuída a cada concorrente por cada um dos juízes.
Em uma escola houve um concurso de poesia no qual cinco alunos concorreram a um prêmio, sendo julgados por 25 juízes. Para a escolha da poesia vencedora foi utilizado o Método de Borda. Nos quadros, estão apresentados os rankings dos juízes e a frequência de cada ranking.
Caixa I: 2 potes pelo comprimento; 2 pela largura; 6 pela altura. Total: 24 potes (2.2.6).
Caixa II: 2 potes pelo comprimento; 5 pela largura; 2 pela altura. Total: 20 potes (2.5.2).
Caixa III: 4 potes pelo comprimento; 1 pela largura; 5 pela altura. Total: 20 potes (4.1.5).
Caixa IV: 5 potes pelo comprimento; 3 pela largura; 2 pela altura. Total: 30 potes (5.3.2).
Caixa V: 6 potes pelo comprimento; 2 pela largura; 2 pela altura. Total: 24 potes (6.2.2).
Resposta: Alternativa d)
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Enem 2018 Na teoria das eleições, o Método de Borda sugere que, em vez de escolher um candidato, cada juiz deve criar um ranking de sua preferência para os concorrentes (isto é, criar uma lista com a ordem de classificação dos concorrentes). A este ranking é associada uma pontuação: um ponto para o último colocado no ranking, dois pontos para o penúltimo, três para o antepenúltimo, e assim sucessivamente. Ao final, soma-se a pontuação atribuída a cada concorrente por cada um dos juízes.
Em uma escola houve um concurso de poesia no qual cinco alunos concorreram a um prêmio, sendo julgados por 25 juízes. Para a escolha da poesia vencedora foi utilizado o Método de Borda. Nos quadros, estão apresentados os rankings dos juízes e a frequência de cada ranking.
A poesia vencedora foi a de
a) Edu.
b) Dani.
c) Caio.
d) Bia.
e) Ana.
Solução:
a) Edu.
b) Dani.
c) Caio.
d) Bia.
e) Ana.
Solução:
Em cada um dos rankings os candidatos ganham:
Ranking I, Edu 1 ponto, Dani 2, Caio 3, Bia 4, e Ana 5.
Ranking II, Bia 1 ponto, Ana 2, Edu 3, Caio 4, e Dani 5.
Ranking III, Dani 1 ponto, Edu 2, Caio 3, Ana 4, e Bia 5.
Ranking IV, Caio 1 ponto, Bia 2, Dani 3, Ana 4, e Edu 5.
Esses pontos têm que ser multiplicados pela frequência de cada um dos rankings. A frequência corresponde ao número de vezes que o ranking se repete. Assim:
Ranking I: Edu 4 pontos, Dani 8, Caio 12, Bia 16, e Ana 20.
Ranking II: Bia 9 pontos, Ana 18, Edu 27, Caio 36, e Dani 45.
Ranking III: Dani 7 pontos, Edu 14, Caio 21, Ana 28, e Bia 35.
Ranking IV: Caio 5 pontos, Bia 10, Dani 15, Ana 20, e Edu 25.
Somando os pontos de cada candidatos nos quatro rankings:
Ana: 20+18+28+20 = 86
Bia: 16+9+35+10 = 70
Caio: 12+36+21+5 = 74
Dani: 8+45+7+15 = 75
Edu: 4+27+14+25 = 70
Resposta: Alternativa e)
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Enem 2018 Em um aeroporto, os passageiros devem submeter suas bagagens a uma das cinco máquinas de raio-X disponíveis ao adentrarem a sala de embarque. Num dado instante, o tempo gasto por essas máquinas para escanear a bagagem de cada passageiro e o número de pessoas presentes em cada fila estão apresentados em um painel, como mostrado na figura.
Ranking III: Dani 7 pontos, Edu 14, Caio 21, Ana 28, e Bia 35.
Ranking IV: Caio 5 pontos, Bia 10, Dani 15, Ana 20, e Edu 25.
Somando os pontos de cada candidatos nos quatro rankings:
Ana: 20+18+28+20 = 86
Bia: 16+9+35+10 = 70
Caio: 12+36+21+5 = 74
Dani: 8+45+7+15 = 75
Edu: 4+27+14+25 = 70
Resposta: Alternativa e)
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Enem 2018 Em um aeroporto, os passageiros devem submeter suas bagagens a uma das cinco máquinas de raio-X disponíveis ao adentrarem a sala de embarque. Num dado instante, o tempo gasto por essas máquinas para escanear a bagagem de cada passageiro e o número de pessoas presentes em cada fila estão apresentados em um painel, como mostrado na figura.
Um passageiro, ao chegar à sala de embarque desse aeroporto no instante indicado, visando esperar o menor tempo possível, deverá se dirigir à máquina
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.
Solução:
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.
Solução:
O tempo de espera em cada máquina é dado pelo produto do tempo médio pelo número de pessoas esperando. Então:
Espera Máquina 1: (35s).(5 pessoas) = 175s
Espera Máquina 2: (25s).(6 pessoas) = 150s
Espera Máquina 3: (22s).(7 pessoas) = 154s
Espera Máquina 4: (40s).(4 pessoas) = 160s
Espera Máquina 5: (20s).(8 pessoas) = 160s
Assim a menor espera é na máquina 2: 150s
Resposta: Alternativa b)
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Enem 2018 De acordo com a Lei Universal da Gravitação, proposta por Isaac Newton, a intensidade da força gravitacional F que a Terra exerce sobre um satélite em órbita circular é proporcional à massa m do satélite e inversamente proporcional ao quadrado do raio r da órbita, ou seja,
$F=\frac{k.m}{r^2}$
No plano cartesiano, três satélites, A, B e C, estão representados, cada um, por um ponto (m ; r) cujas coordenadas são, respectivamente, a massa do satélite e o raio da sua órbita em torno da Terra.
Espera Máquina 1: (35s).(5 pessoas) = 175s
Espera Máquina 2: (25s).(6 pessoas) = 150s
Espera Máquina 3: (22s).(7 pessoas) = 154s
Espera Máquina 4: (40s).(4 pessoas) = 160s
Espera Máquina 5: (20s).(8 pessoas) = 160s
Assim a menor espera é na máquina 2: 150s
Resposta: Alternativa b)
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Enem 2018 De acordo com a Lei Universal da Gravitação, proposta por Isaac Newton, a intensidade da força gravitacional F que a Terra exerce sobre um satélite em órbita circular é proporcional à massa m do satélite e inversamente proporcional ao quadrado do raio r da órbita, ou seja,
$F=\frac{k.m}{r^2}$
No plano cartesiano, três satélites, A, B e C, estão representados, cada um, por um ponto (m ; r) cujas coordenadas são, respectivamente, a massa do satélite e o raio da sua órbita em torno da Terra.
Com base nas posições relativas dos pontos no gráfico, deseja-se comparar as intensidades $F_A$, $F_B$ e $F_C$ da força gravitacional que a Terra exerce sobre os satélites A, B e C, respectivamente.
As intensidades $F_A$, $F_B$ e $F_C$ expressas no gráfico satisfazem a relação
a) $F_C=F_A<F_B$
b) $F_A=F_B<F_C$
c) $F_A<F_B<F_C$
d) $F_A<F_C<F_B$
e) $F_C<F_A<F_B$
Solução:
As intensidades $F_A$, $F_B$ e $F_C$ expressas no gráfico satisfazem a relação
a) $F_C=F_A<F_B$
b) $F_A=F_B<F_C$
c) $F_A<F_B<F_C$
d) $F_A<F_C<F_B$
e) $F_C<F_A<F_B$
Solução:
Considere inicialmente os satélites A e C, que possuem a mesma massa. Como C está mais distante do que A, temos que $F_C<F_A$ (porque ${r_C}^2>{r_A}^2$). Assim podemos eliminar as alternativas a), b), c) e d). Já podemos responder a questão: alternativa e).
Mas vamos analisar o satélite B. Como B está à mesma distância da terra que o satélite A e possui massa maior, temos que $F_B>F_A$. Logo $F_C<F_A<F_B$.
Resposta: Alternativa e)
Mas vamos analisar o satélite B. Como B está à mesma distância da terra que o satélite A e possui massa maior, temos que $F_B>F_A$. Logo $F_C<F_A<F_B$.
Resposta: Alternativa e)
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Enem 2018 Minecraft é um jogo virtual que pode auxiliar no desenvolvimento de conhecimentos relacionados a espaço e forma. É possível criar casas, edifícios, monumentos e até naves espaciais, tudo em escala real, através do empilhamento de cubinhos.
Um jogador deseja construir um cubo com dimensões 4 x 4 x 4. Ele já empilhou alguns dos cubinhos necessários, conforme a figura.
Os cubinhos que ainda faltam empilhar para finalizar a construção do cubo, juntos, formam uma peça única, capaz de completar a tarefa.
O formato da peça capaz de completar o cubo 4 x 4 x 4 é
a)
Comparando as peças que faltam para completar a primeira camada, eliminamos as alternativas c) e d).
Comparando as peças que faltam para completar a segunda camada, eliminamos as alternativas b) e e).
A única combinação que completa o cubo é a alternativa a).
Resposta: Alternativa a)
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Enem 2018 Uma empresa deseja iniciar uma campanha publicitária divulgando uma promoção para seus possíveis consumidores. Para esse tipo de campanha, os meios mais viáveis são a distribuição de panfletos na rua e anúncios na rádio local. Considera-se que a população alcançada pela distribuição de panfletos seja igual ã quantidade de panfletos distribuídos, enquanto que a alcançada por um anúncio na rádio seja igual à quantidade de ouvintes desse anúncio. O custo de cada anúncio na rádio é de 120,00 Reais, e a estimativa é de que seja ouvido por 1 500 pessoas. Já a produção e a distribuição dos panfletos custam 180,00 Reais cada 1 000 unidades. Considerando que cada pessoa será alcançada por um único desses meios de divulgação, a empresa pretende investir em ambas as mídias.
Considere X e Y os valores (em real) gastos em anúncios na rádio e com panfletos, respectivamente.
O número de pessoas alcançadas pela campanha será dado pela expressão
a) $\frac{50X}{4}+\frac{50Y}{9}$
b) $\frac{50X}{9}+\frac{50Y}{4}$
c) $\frac{4X}{50}+\frac{4Y}{50}$
d) $\frac{50}{4X}+\frac{50}{9Y}$
e) $\frac{50}{9X}+\frac{50Y}{4Y}$
Solução:Comparando as peças que faltam para completar a segunda camada, eliminamos as alternativas b) e e).
A única combinação que completa o cubo é a alternativa a).
Resposta: Alternativa a)
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Enem 2018 Uma empresa deseja iniciar uma campanha publicitária divulgando uma promoção para seus possíveis consumidores. Para esse tipo de campanha, os meios mais viáveis são a distribuição de panfletos na rua e anúncios na rádio local. Considera-se que a população alcançada pela distribuição de panfletos seja igual ã quantidade de panfletos distribuídos, enquanto que a alcançada por um anúncio na rádio seja igual à quantidade de ouvintes desse anúncio. O custo de cada anúncio na rádio é de 120,00 Reais, e a estimativa é de que seja ouvido por 1 500 pessoas. Já a produção e a distribuição dos panfletos custam 180,00 Reais cada 1 000 unidades. Considerando que cada pessoa será alcançada por um único desses meios de divulgação, a empresa pretende investir em ambas as mídias.
Considere X e Y os valores (em real) gastos em anúncios na rádio e com panfletos, respectivamente.
O número de pessoas alcançadas pela campanha será dado pela expressão
a) $\frac{50X}{4}+\frac{50Y}{9}$
b) $\frac{50X}{9}+\frac{50Y}{4}$
c) $\frac{4X}{50}+\frac{4Y}{50}$
d) $\frac{50}{4X}+\frac{50}{9Y}$
e) $\frac{50}{9X}+\frac{50Y}{4Y}$
O custo para atingir cada pessoa pelo rádio é de 0,08 Reais (R120 reais para cada 1500 pessoas).
Como serão investidos X reais no rádio, o total de pessoas atingidas será de Y/0,08.
Cada panfleto distribuído custa 0,18 Reais (R180 para cada 1000 pessoas).
Como serão investidos Y reais em panfletos, o total de pessoas atingidas será de X/0,18.
O número total de pessoas atingidas pela propaganda será de:
$\frac{X}{0,08}+\frac{Y}{0,18}$=
$\frac{100X}{8}+\frac{100Y}{18}$=
$\frac{50X}{4}+\frac{50Y}{9}$
Resposta: Alternativa a)
Como serão investidos X reais no rádio, o total de pessoas atingidas será de Y/0,08.
Cada panfleto distribuído custa 0,18 Reais (R180 para cada 1000 pessoas).
Como serão investidos Y reais em panfletos, o total de pessoas atingidas será de X/0,18.
O número total de pessoas atingidas pela propaganda será de:
$\frac{X}{0,08}+\frac{Y}{0,18}$=
$\frac{100X}{8}+\frac{100Y}{18}$=
$\frac{50X}{4}+\frac{50Y}{9}$
Resposta: Alternativa a)
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